"Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. " (Deuteronômio 30: 15 ; 19)
O que tem feito com a liberdade que a você foi confiada? Será que você tem pensado no legado que vai deixar? No que seus netos vão falar quando lembrarem de você? Ou tem vivido o hoje como se o amanhã não fosse existir?
Quero fazer um apanhado sobre os acontecimentos que compuseram a vida de Davi.
Se você conhece a história, vai facilitar bastante... pois bem, em 1° Samuel 16 entra em cena um jovem...O grande, pequenino Davi... homem abençoado, eleito por Deus para ser rei sobre uma nação...e por ser um homem segundo o coração de Deus, Davi vence as batalhas, ganha aceitação da população e mais a frente quando Saul morre, ele se torna REI de Isarael pois Deus confiou a Davi Liberdade para agir como tal. Até que em um determinado momento Davi resolve abrir as janelas da sua vida para o pecado...pois é o Grande homem íntegro, fiel, que venceu batalhas e mais batalhas, que com uma funda e cinco pedras matou o gigante Golias, estava abrindo as janelas da sua vida para que o pecado entrasse e fizesse raízes profundas. Já no capitulo 11 de 2° Samuel, Davi que era para estar em batalha, não estava nesse dia...e andando pelo seu palácio avista uma moça, muito formosa...que se chamava Bateseba, se banhando como de costume...(quem estava na hora errada e no local errado era Davi) nesse momento ele fez a sua escolha... para a morte e a maldição. Ele poderia ter se virado e pedido perdão pelos pensamentos que tivera naquele instante...mas não... ele não o fez. E mandou buscar Bateseba para se deitar com ela. Porém ele sabia que ela era a esposa de Urias. Veja ai o primeiro grande erro da vida de Davi, o Adultério! Ele era sim um homem esperto, mas achava que as coisas seriam fáceis...mandou que ela fosse para sua casa , tomasse um banho e fingisse que nada tinha acontecido (como se Deus não tivesse visto). Mas logo veio a notícia... Bateseba estava grávida, então Davi, muito esperto, manda trazer Urias da guerra, como um “prêmio” ele teria dias com a sua mulher. Mas Urias muito mais fiel que Davi, disse que no período de guerra não se deitaria com sua esposa e dormiu do lado de fora de casa. Pois é o plano não deu certo! Ai Davi teve a “brilhante” idéia de para encobrir o seu pecado... cometer um outro! O Segundo grande erro...O Homicídio. Mandou o general matar Urias...colocando-o à frente da batalha...e assim tomou Bateseba como esposa. Pois é aparentemente a história teria terminado não é ?
Mas as conseqüências vieram... e um desastre sobreveio na vida de Davi, não vou descrever nos detalhes , mas continuando a ler Samuel isso fica bem explicado. O homem ungido pelo Senhor fez escolhas que o levaram a maldição, ele tinha uma vida plena, mas não soube manipular tudo que Deus lhe tinha confiado. Sim, a historia de Davi não acaba assim, pois ele chegou a um ponto que teve de confessar seus erros e Deus, como é um Pai amoroso o perdoou...
Mas o que eu quero chamar atenção é para uma vida que tinha tudo para ser O exemplo positivo para nós, mas por escolhas erradas não foi. Que nós possamos aprender com a vida de Davi e fazer diferente de como ele fez, que possamos abrir as janelas para as bênçãos e para a vida!
“escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,”
Pense sobre isso.
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário